top of page

Empoderamento Financeiro Feminino: Como Tomar o Controle das Suas Finanças

Empoderamento feminino financeiro

E aí, mulherada! 

Um alô para aquelas que já acompanham meu conteúdo e um sejam bem-vindas para aquelas que estão chegando agora! Eu falo sobre temas importantes na vida de mulheres empreendedoras e hoje eu quero abordar um impactante: o empoderamento financeiro feminino!

Eu acredito que dominar suas finanças é o fator principal no poder de escolha das mulheres. Isso porque a autonomia financeira oferece opções como ficar ou sair de um lar abusivo, por exemplo. 

Além disso, a mulher que toma conta do seu próprio dinheiro pode escolher o que fazer com ele, o que comprar, quando investir e onde. Enfim, ter controle das suas finanças é uma ferramenta para que uma mulher seja ela mesma, fortaleça sua autoestima e tome as rédeas da sua vida.

Por isso, a seguir, darei dicas simples para que você tome o controle das suas finanças! Acompanhe!

Decida, você mesma, o que fazer com o seu dinheiro

Você já deve ter recebido inúmeros conselhos sobre como lidar com seu dinheiro, não é verdade? Isso acontece com todas nós. Mas parte do empoderamento financeiro feminino é você aprender a cuidar do dinheiro por si mesma.

Dessa forma, recomendo não seguir todo e qualquer conselho sobre finanças que derem a você. Pesquise as melhores opções, entenda qual é a sua situação e quais são as suas necessidades para, só então, decidir o que fazer com o seu dinheiro.

Nesse sentido, algumas perguntas simples podem te ajudar a se nortear:

1 - Qual a minha posição financeira nesse momento?2 - Onde eu gostaria de chegar?3 - O que eu posso fazer para chegar nesse lugar?

Fica claro que nem tudo depende do nosso querer, mas ter um mapa ajuda muito a trilhar um caminho a percorrer.

Invista na sua educação financeira

Para estar em controle sobre seu dinheiro, você precisa conhecer as possibilidades que ele traz, saber como consumir de forma consciente, como e quando guardar valores ou investir parte do que você ganha.

Isso é possível apenas por meio de conhecimento, de busca por informação. Se você  chegou até aqui, já é isso que está fazendo. Então, sugiro que continue neste caminho e que, se possível, comece com pequenas práticas, para que ampliar ainda mais o campo teórico!

Aprenda sobre investimentos

Guardar o seu dinheiro em uma conta poupança ou deixá-lo em uma conta corrente nem sempre é a melhor opção, se você quer fazê-lo render. O rendimento ao deixar o dinheiro parado é muito baixo.

Deste modo, eu indico que você pesquise sobre investimentos. Existem diversos tipos de investimentos adequados para quem está apenas iniciando, porque eles oferecem baixo risco e rendem mais que poupança.

Por exemplo, Crédito de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) e Tesouro Direto. Pesquise!

Mantenha o controle dos seus gastos

Utilize a ferramenta que for, planilhas, cadernos, aplicativos, mas faça o acompanhamento das suas receitas e das suas despesas. Se estiver começando, anote até mesmo se comprar um sorvete ou coisas de pequeno valor, como um chiclete. Isso ajuda a criar o hábito do consumo consciente. 

Você precisa saber com o que gasta, para estabelecer gastos necessários ou desnecessários. O consumo inconsequente pode levar a grande perda de dinheiro, quando somados os gastos no final do mês.

Crie um orçamento mensal

Após compreender quais são os seus gastos, defina aqueles que você pode cortar. Então, faça um orçamento mensal, considerando tudo que você necessariamente precisa pagar, como compras do supermercado, gasolina do carro, remédios, e outros. 

Reserve, também, dinheiro para seu lazer, para investir e para criar uma reserva de emergência. Se atenha ao seu orçamento, para manter o controle sobre seu dinheiro.

Tenha uma reserva financeira

Por fim, minha última dica para que você tenha o seu empoderamento financeiro é fazer uma reserva de emergência! Não tem problema juntar dinheiro aos poucos, o importante é fazê-lo.

Todos os meses, guarde uma quantia, até que você tenha dinheiro para se sustentar, pelo menos, 6 meses sem entrar mais dinheiro. Durante esse tempo, se algo acontecer, você poderá levantar dinheiro, encontrar outro emprego ou solução para que seu negócio volte a render.

Espero que essas dicas sejam úteis para você. Me conta aqui nos comentários, há alguma delas que você já pratica?


E aí, vamos juntas?

Comments


Me encontre nas redes sociais

Camila Tasca
CRP 06/202552 | CRC 1SP320562

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page