top of page

NÃO ENTENDO NADA DE FINANÇAS E AGORA?


E aí, mulherada!

Dando sequência ao nosso texto da semana passada, quando abordamos o tema comunicação não violenta para falar sobre finanças, quero falar com vocês hoje sobre algumas coisas que precisamos saber para administrar corretamente o dinheiro da família, vamos juntas?


Uma pesquisa realizada em escala global pela S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, com dados a partir de 2014, coloca o Brasil em 74º lugar quando se trata de educação financeira. A pesquisa mensura o conhecimento de 4 tópicos, aritmética, diversificação de risco, inflação e juros compostos. Segundo os dados colhidos, apenas 30% das mulheres da população mundial são alfabetizadas financeiramente. Aí fica a pergunta, como vamos cobrar a sabedoria feminina para gerir as finanças da família se não a ensinamos como fazê-lo?

Ainda de acordo com a pesquisa, por causa da falta de conhecimento sobre finanças e sobre produtos financeiros, essas mulheres, são excluídas do sistema bancário. Então, querida leitora, aqui está um artigo para te ensinar sobre esses 4 tópicos e também para te dizer que se você foi jogada nesse mundo de gestão orçamentária sem saber nada sobre o assunto e só vê cobrada, depois de terminar de ler esse artigo, leia também o anterior (clicando aqui), para ter uma luz de como conversar em casa sobre o assunto e também sobre como pedir ajuda.


Primeiro, o que é a tal da aritmética que a pesquisa usa como mensurador de conhecimento financeiro? Nada mais é do que o juros simples calculado sobre o valor inicial de uma aplicação financeira ou de uma compra feita no crédito.

A pergunta feita na pesquisa sobre o tema era a seguinte: Suponha que você precise emprestar 100 dólares americanos. Qual é o menor valor a pagar: 105 dólares americanos ou 100 dólares americanos mais três por cento? A resposta correta seria 100 dólares americanos mais 3%, isso porque o valor de juros simples incide de forma regular sobre o valor da dívida. Então se você emprestar UD$100,00 com uma taxa de 3% ao mês no juros simples, a taxa será sempre 3% de UD$100,00 ao longo prazo.


O segundo tópico da pesquisa é a respeito da diversificação de riscos, trazendo a seguinte pergunta: Suponha que você tenha algum dinheiro. É mais seguro colocar seu dinheiro em um negócio ou investimento, ou colocar seu dinheiro em vários negócios ou investimentos?

Para responder essa pergunta, precisamos ter em mente que diversificação dos riscos nada mais é que gerenciar o risco de uma carteira de investimento. Basicamente é pegar o seu dinheiro e distribuí-lo em diferentes setores, para que se uma das áreas passar por crise, outra poderá compensá-la e manter seu equilíbrio financeiro. Em outras palavras é como diz o velho ditado popular, “não coloque todos os ovos em uma única cesta.”. Sendo assim, a resposta certa para a pergunta é colocar o dinheiro em vários negócios, ou investimentos.


O terceiro tópico é sobre a inflação. Então antes de trazer a pergunta da pesquisa vamos tentar entender o conceito: segundo o Banco Central do Brasil, inflação é o aumento dos preços de bens e serviços e implica na diminuição do poder de compra da moeda, quanto maior a inflação, menor o poder de compra da população. Então agora vamos a pergunta: Suponha que nos próximos 10 anos os preços das coisas que você compra dobrem. Se sua renda também dobrar, você poderá comprar menos do que pode comprar hoje, o mesmo que pode comprar hoje, ou mais do que pode comprar hoje?

A resposta para essa pergunta depois de entender o conceito fica simples, se a inflação está relacionada ao aumento do preço dos produtos e serviços e na pergunta o preço dobra, mas o salário também dobra, então pode-se comprar o mesmo que se compra hoje!


Por fim, vamos falar sobre a questão dos juros compostos. A pergunta trazida pela pesquisa foi a seguinte: Suponha que você coloque dinheiro no banco por dois anos e o banco concorde em adicionar 15% ao ano à sua conta. O banco adicionará mais dinheiro à sua conta no segundo ano do que no primeiro ano ou adicionará a mesma quantia em ambos os anos?

Juros compostos sempre tem um crescimento exponencial, porque é calculado sempre em cima do montante anterior. Então se pensarmos em um investimento inicial de R$100,00 e o depósito de R$10,00 por mês a 15% de juros ao ano num período de 2 anos, com certeza no segundo ano será adicionado mais dinheiro a minha conta que no primeiro.


Depois de ler tudo isso você pode estar pensando em qual a importância de ter esse conhecimento. E eu te respondo, todos os produtos financeiros giram em torno disso. Quando a inflação sobe, se o seu salário não acompanha, você precisa entender onde pode se ajustar para manter as contas da casa. Quando você compra no cartão de crédito, precisa entender que há uma taxa de juros simples embutida no valor e que as vezes se programar para fazer a compra à vista pode te ajudar a economizar. Quando você vai fazer um financiamento ou empréstimo, precisa saber fazer uma conta de juros compostos para saber se realmente vale a pena a compra desse produto financeiro ou se tem opções mais baratas. E se você está pensando em começar a investir para garantir a aposentadoria, é imprescindível saber como diversificar os riscos.


Gostou do texto? Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!


 

Referências Bibliográficas:

https://gflec.org/sp-global-finlit-survey-methodology/. Survey Methodology. Acesso em 13/09/2022.

https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/oqueinflacao. O que é inflação. Acesso em 13/09/2022.

Klapper L., Lusardi A., Oudheusden P. Financial Literacy Around the World. Disponível em < https://gflec.org/wp-content/uploads/2015/11/3313-Finlit_Report_FINAL-5.11.16.pdf?x59497>. Acesso em 13/09/2022.

1 Comment


Guest
Sep 13, 2022

Caracas! Muito importante essas informaçõe! realmente é preocupante o quanto o projeto de alienação feminina e negação da nossa autonomia está todinho atravessado por nossa “saúde financeira”

Like

Me encontre nas redes sociais

Camila Tasca
CRP 06/202552 | CRC 1SP320562

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page