Psicoterapia Focal na Abordagem de Temas Específicos
- Camila Tasca
- 4 de abr. de 2024
- 3 min de leitura

E aí, mulherada!
Vocês já ouviram falar sobre a psicoterapia focal? Ela é uma, dentre tantas abordagens possíveis na psicologia. Continue comigo para saber mais sobre ela e se ela pode ajudar você a lidar com seus traumas!
O que é a psicoterapia breve focal?
A psicoterapia focal, também conhecida por psicoterapia breve focal, é uma abordagem terapêutica mais concisa em comparação às terapias tradicionais.
Ao contrário de um enfoque amplo, essa modalidade tem como foco trabalhar pontos específicos e estabelecer objetivos delimitados. Dessa forma, cada sessão é cuidadosamente planejada e direcionada para abordar questões específicas.
Quem busca por esse tipo de terapia geralmente deseja trabalhar sentimentos e situações pontuais, como luto, crises de ansiedade, problemas no relacionamento ou traumas.
Quantas sessões são necessárias?
A quantidade de sessões necessárias varia conforme a demanda do paciente e a complexidade das questões abordadas.
Chamar essa abordagem de "breve" não significa que ela será, necessariamente, de curta duração, mas sim que o foco é trabalhar de maneira mais intensiva e específica.
Nela, o psicoterapeuta e o paciente colaboram para definir metas realistas e alcançáveis, adaptando o número de sessões conforme o progresso.
Dessa forma, a flexibilidade é uma característica importante da psicoterapia breve focal. Isso porque ela permite ajustes conforme as necessidades individuais e a evolução do processo terapêutico.
Como a terapia focal funciona?
Na terapia focal, o psicoterapeuta atua de maneira estratégica para desevelar e ressignificar momentos que foram reprimidos, muitas vezes relacionados a traumas.
Inicialmente, a abordagem envolve uma avaliação cuidadosa do paciente, para que o profissional compreenda suas necessidades e particularidades. Com base nessa análise, é elaborado um planejamento terapêutico personalizado.
Durante o processo, dá-se início a aplicação das técnicas, adaptando-as conforme necessário. Por fim, ao final do processo, é realizada uma avaliação para determinar se os problemas identificados inicialmente foram efetivamente solucionados.
Psicoterapia focal com grupos
A psicoterapia focal com grupos envolve a participação de várias pessoas em sessões conduzidas por um terapeuta, onde os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ouvir os relatos dos outros e explorar questões emocionais e comportamentais em um ambiente de interação.
Os grupos focais oferecem uma oportunidade para troca de experiências e apoio mútuo entre os participantes e permitem explorar dinâmicas grupais e construir conhecimento coletivo.
É uma vivência que combina a riqueza das experiências individuais com a dinâmica do grupo, enriquecendo os saberes e construções individuais.
Quais são os benefícios da terapia focal na superação de traumas?
Um dos principais ganhos obtidos com a terapia focal é o alívio significativo dos sintomas associados ao trauma, proporcionando uma melhoria notável na qualidade de vida emocional e psicológica do paciente.
Além disso, essa modalidade terapêutica se destaca pela capacidade de desconstruir crenças limitantes, que podem ter se formado como resultado do trauma.
Ao explorar e questionar essas crenças, o indivíduo ganha clareza e liberdade mental, promovendo uma perspectiva mais saudável sobre si e sobre o mundo ao seu redor.
Outro benefício que não posso deixar de mencionar é a melhora na regulação emocional. A terapia focal trabalha especificamente para aprimorar a capacidade de lidar equilibradamente com as emoções, auxiliando o paciente a compreender e processar os sentimentos associados ao trauma.
Você sente que precisa de ferramentas para gerir melhor as suas emoções? Há traumas que um psicólogo poderia te ajudar a superar? Converse comigo!
Comments