Quais são as principais obrigações fiscais de um consultório de psicologia e como a contabilidade pode ajudar a cumpri-las
- Camila Tasca
- 1 de fev. de 2024
- 3 min de leitura

E aí, mulherada! Tudo bem com vocês?
Vocês que estão abrindo seu consultório agora, podem estar perdidas com a papelada e preocupadas com o cumprimento das obrigações fiscais de um consultório de psicologia.
Mas, calma! Hoje eu vim explicar para vocês quais são essas obrigações e mostrar a importância do auxílio de um contador, para garantir o seu cumprimento. Continuem a leitura para acessar essas informações!
Conheça as formas de atuação de psicólogos
Para conhecer as tributações inerentes aos psicólogos ou consultórios de psicologia, vocês precisam saber que há duas formas de atuação para profissionais da área.
A primeira delas é como pessoa física e a segunda, como pessoa jurídica. De qualquer forma, é preciso cumprir as obrigações fiscais, mas elas são diferentes para cada tipo de atuação.
Obrigações fiscais como pessoa física
Se você atua como pessoa física, sua tributação como psicóloga é a seguinte:
Imposto de Renda - alíquota de até 27,5%;
INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) - tem post falando sobre os tipos de contribuição, é só clicar aqui!
ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) - como é um imposto municipal, valores e alíquotas são variáveis.
Obrigações fiscais como pessoa jurídica
Já se você constituiu uma empresa para abrir seu consultório, seja ela Sociedade Limitada Unipessoal ou Sociedade Empresária Limitada, são tributações que você precisa pagar:
Imposto de Renda
ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza);
CSLL (Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido);
(PIS) Programa de Integração Social;
(Cofins) Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Neste caso, as alíquotas variam conforme o enquadramento tributário da empresa, que pode ser, Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional.
Além dessas obrigações, psicólogos precisam emitir notas fiscais e elaborar relatórios sobre sua situação financeira e patrimonial.
Entenda as consequências do descumprimento de obrigações fiscais
Fazer a gestão das obrigações fiscais de uma empresa é praticamente outro trabalho! Por isso, pode não ser tão simples para algumas profissionais ter que lidar com tanta burocracia, além de exercer a atividade principal do negócio.
Mas não cumprir com as obrigações fiscais de um consultório de psicologia, ou atrasá-las, traz penalidades como multas ou a inclusão da empresa em cadastros de dívida ativa. Nesses casos, há consequências que podem ser piores, como a desconfiança de pacientes e a perda de clientes.
O papel do contador em escritórios de psicologia
Muitas pessoas deixam de procurar profissionais de contabilidade, porque pensam que isso é coisa de empresa grande. Mas não é, gente!
Inclusive, a situação relacionada às penalidades pelo descumprimento de obrigações fiscais pode ser ainda pior para autônomos ou pequenas empresas. Isso porque eles possuem menos recursos para arcar com esses erros.
O jeito é, portanto, não cometê-los! E é justamente esse o papel de um contador de confiança: orientar as empresas, para que elas estejam em dia com suas tributações e demais obrigações.
Você pode contar com um profissional para auxiliar na emissão de Notas Fiscais, para reduzir as chances de erros nesse procedimento. Ou para controlar suas receitas brutas mensais, de forma que conheça seus ganhos.
Também é importante que um contador participe do processo de contratação de funcionário, ainda que seja de apenas um. Isso porque ela leva a novas obrigações, como pagamento de FGTS, férias e outras.
Além disso, você pode precisar ou desejar solicitar crédito para aplicá-lo no seu negócio, visando seu crescimento. Nesse caso, o contador pode ajudar na reunião dos documentos necessários para conseguir uma resposta positiva das instituições financeiras.
O profissional também pode ajudar você a fazer um planejamento financeiro, que guiará suas decisões em relação ao seu consultório, dentre outras atividades que podem descomplicar a sua vida.
Agora vocês entenderam que há muitas obrigações fiscais de um escritório de psicologia a serem cumpridas. E viram que as consequências do seu descumprimento podem levar a prejuízos para a empresa.
Portanto, talvez devam considerar o apoio de um contador, como eu, para mantê-las em dia. Meu trabalho é totalmente focado em ajudar vocês, mulheres psicólogas, a obterem mais tranquilidade com relação à burocracia do seu consultório. Precisando, é só chamar!
Vamos juntas?
Comments