top of page

Economizando Dinheiro: Estratégias para Reduzir Gastos Desnecessários


reduzir gastos desnecessários

E aí, mulherada, tudo bem com vocês? 

O papo hoje é com você empreendedora, ou que quer empreender.

Vamos conversar sobre estratégias de redução de gastos no negócio de vocês? Reduzir gastos desnecessários significa ter mais dinheiro no fim do mês para reaplicar ou gastar com o que for mais relevante para seu negócio.

E engana-se quem pensa que apenas grandes empresas se beneficiam desse corte de custos. Essa economia também é importante para quem ainda está começando, ou já está no mercado, seja como autônoma ou como pequena empresa. 

Então, vamos lá, não perca essas dicas que eu separei para te ajudar a economizar!


Você sabia que para crescer é fundamental conhecer o seu orçamento?

Pode parecer óbvio, mas na prática, nem sempre é o que fazemos, principalmente quando se trata de pequenos negócios. Não dar atenção às finanças, ou não saber separar o que é da empresa do que é da empresária, são exemplos muito comuns de situações que atrapalham na organização e no crescimento.

É muito importante que você coloque na ponta do lápis (em uma planilha, o que achar mais confortável) o dinheiro que entra e sai do caixa da empresa. 

Os gastos precisam respeitar limites para não gerar dívidas. Ao pensar neles, considere quanto você recebe, quanto precisa reinvestir mensalmente no capital de giro da empresa, os pagamentos que você faz a fornecedores e outras saídas.


Com o que você gasta e que custos fixos pode cortar?

Na lista anterior, você definiu quais são os seus gastos. Agora, precisa avaliar quais deles são imprescindíveis e quais são desnecessários. Pensa comigo:

  • Você precisa mesmo do telefone fixo comercial, ou pode usar o celular para trabalhar?

  • Os panfletinhos físicos são necessários, ou o marketing digital consegue alcançar os mesmos clientes (e até outros)?

  • Será que você está pagando taxas muito altas em um banco e poderia pagar menores em outro?

  • Você, provavelmente, precisa da internet para trabalhar. Mas o seu plano é o suficiente ou além daquilo que você utiliza?

  • Você investe em produtos que têm pouca saída? Talvez tirá-los do catálogo e investir em itens mais procurados seja uma boa ideia.

Questione o que faz sentido para o seu negócio e poupe quanto conseguir! 


Você tem funcionários? Invista na sua equipe! 

Pode ser que você tenha poucos, ou apenas um funcionário. Nesse caso, invista no seu treinamento e desenvolvimento, para que seu serviço tenha mais qualidade.

Acredite: não é desperdício de dinheiro. 

O serviço bem-feito pode ser feito apenas uma vez, ao passo que os erros tomam tempo, geram desgaste e, algumas vezes, até interferem negativamente na relação com os clientes.

Portanto, o que você puder fazer para reduzi-los, faça.


Faça um bom planejamento financeiro!

Tendo você um negócio pequeno ou grande, precisa de uma visão clara de onde quer chegar. Para isso, busque definir onde você quer que sua empresa esteja em 2, 5 ou 10 anos

Isso ajudará você a se manter mais organizada financeiramente, sabendo quanto poderá gastar, investir e quanto deverá poupar para ampliar os negócios. Ter o auxílio de contador pode ajudar muito na realização desse planejamento.

O profissional pode orientar você com relação à melhor maneira de administrar suas finanças. Por exemplo, analisando seu fluxo de caixa e monitorando o seu desempenho. 

Além disso, ele pode ajudar a reduzir gastos desnecessários minimizando a carga tributária da sua empresa. Isso porque seu conhecimento permite a melhor escolha do regime tributário para enquadrar sua empresa.

Eu sou contadora e a minha missão é ajudar você, grande mulher, a fazer da sua empresa um grande negócio! Por isso, se estiver precisando de ajuda para controlar melhor as suas finanças, entre em contato comigo!

Vamos juntas?


Opmerkingen


Me encontre nas redes sociais

Camila Tasca
CRP 06/202552 | CRC 1SP320562

  • Whatsapp
  • Instagram
bottom of page